Ensaio sobre a Tonice
Ouvimos muito no nosso dia-a-dia o adjectivo tono, mas já se perguntaram o que significa, a sua origem epistimologica, o seu estatuto, ou o que quer dizer o nº que aparece nos bilhetes de identidade. Pois neste vomitado verão todas as vossas duvidas dissolvidas. A palavra "tono" tem origem no grego tonush que significa "num sei quê". Mas com a evolução da lingua esta palavra tornou-se caracterizadora de um grupo de pessoas que de "não sei quê" não têm nada.
O "não sei quê", vulgo tono, é na verdade uma pessoa igual às outras só que diferente.É portanto um ser pouco sociável, apenas confaternizando com outros tonos, apesar das suas incansaveis tentativas para pertencer a outros grupos. Exteriormente um tono é praticamente omisso, vestindo roupas de coleccões bastante bastante antigas, especificamente de 3 e repito 3 colecções anteriores. Que é aliás o tempo que demora a chegar à feira, lojas rascas etc. Interiormente, os tonos são geralmente incultos, vulgo burros que nem portas, e com conhecimentos apenas nos assuntos mais parvos, dependendo do tipo. Os tonos localizam-se na hierarquia social entre os gunas prepotentes e as T.B.F.'s (Tentativa de Beta Falhada).São por norma submissos, até mesmo escravizados pelos betos(as).
Dentro dos tonos há várias categorias, digamos, vários tipos. Estas distinções são feitas de forma variada, havendo bastantes concepções quanto a esta divisão sendo que eu pessoalmente prefira a Teoria dos Interesses postulada por Pahn Ashka. Segundo este tonólogo os tonos devem ser divididos em função dos seus interesses. Passo então a enunciar os diferentes tipos:
Tonos futebolistas (Tonush Bholaaaaah) - Estes tonos são aficionados do desporto rei, jogando contudo terrivelmente mal.
Tonos menos bonitos ( Tonush Horrendush) - Os tonos deste grupo denotam-se pela sua parca apresentação. Tendem a formar grupos de dois sem que nunca namorem por sempre considerarem que o parceiro é, e passo a citar, "mesmo feio".
Tonos Incultos (Tonush mhemu-xtupydus)-Estes tonos são os mais comuns sendo por vezes divididos por alguns tonólogos em Incultoas e Bestas, donde os últimos são os que articulam apenas palavras como "maaaaa" nhuuuuu" e whuoooo".
Finalmente Tonos com a pdm,vulgo "puta da mania", (Tonush mhellorescós-outrush)- Também neste grupos há quem subdivida em Tonos Espertalhões, que possuem um nivel superior de inteligencia e os tonus fixes, que possuem roupas apenas duas colecções trasadas, sendo estes os lideres mais comuns nos grupos de tonos.
Não queria deixar de chamar a atenção do Estatuto do Tono. Os principais deveres do tono são ser gozados até a exaustão pelos outros e não comprar roupa menos que 2 colecções atrasadas sendo que pode este prazo ser diminuido para um a com a cláusula que esta não seja usada enquanto não cheirar a mofo e naftalina. Nos direitos destaco a possibilidade de interromper qualquer conversação ou discurso para dizer coisas parvas e inuteis, e também o direito de se colar a grupos onde sejam indesejados, mesmo após ser proferida a frase " Ah, tenho que ir à casa de banho". É disto , meus amigos, que um tono é feito. Quem achar que possui estas graças pode ingressar na Associação dos Tonos Anónimos cuja sigla é a ATE porque a sigla ATA já tinha sido escolhida pelos Amantes de Tapetes de Arraiolos e não se desejava qualquer tipo de confronto. Para os que continuam a ler isto porque querem saber o que significa afinal o nº que figura nos bilhetes de identidade ao lado do nº de série este refere-se ao número de vezes que em vidas passadas se foi calceteiro, ou não, ou não...
Sem comentários:
Enviar um comentário